Parabéns a todos os alunos e alunas do 6ºE que entraram para o Quadro de Honra da escola.
A Diretora de Turma: Alexandra Frade
A Diretora de Turma:Alexandra Frade
Olá viva!
Como sabem, o dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas é celebrado a 10 de Junho.
É neste dia que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões, em 1580, poeta português.
BANDEIRA NACIONAL PORTUGUESA
Os símbolos da Pátria são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional e o Chefe de Estado.A Bandeira Nacional representa as lutas da fundação, a independência e restauração de Portugal e os descobrimentos marítimos. No reinado de D. Afonso Henriques a Bandeira era branca com uma cruz azul larga ao centro, simbolizando o emblema do cruzado e o azul, a cor principal das armas da Casa de Borgonha. Sofrendo várias alterações ao longo dos vários reinados, a Bandeira Nacional com a Implantação da República passa a ser verde e vermelha, sendo composta por um rectângulo de pano cuja altura é igual a dois terços da largura. É dividida em duas partes, na vertical, sendo a parte que fica junto à haste de cor verde, ocupando dois quintos da superfície e a outra parte de cor vermelha, ocupando três quintos.
SIMBOLOGIA:
COR VERDE
Representa a esperança em melhores dias de prosperidade e bem-estar e também os campos verdejantes.
COR VERMELHA
Representa o valor e o sangue derramado nas conquistas, nas descobertas, na defesa e no engrandecimento da Pátria.
ESFERA ARMILAR
Situa-se no centro da divisão das duas faixas, simbolizando as viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, nos séculos XV e XVI.
ARMAS DE PORTUGAL
Assentam sobre a esfera armilar, sendo compostas por um escudo maior com outro mais pequeno brocante, simbolizando o escudo, a arma de defesa utilizada pelos nossos antepassados nos combates.
ESCUDO MAIOR
É vermelho e à sua volta estão representados sete castelos que representam as cidades fortificadas que D. Afonso III tomou aos mouros.
ESCUDO PEQUENO
É branco e encerra cinco escudetes azuis pequenos, fazendo alusão às cinco chagas de Jesus Cristo. Cada um desses escudos contêm cinco besantes de prata que contando duas vezes os da quina do meio, recordam os trinta dinheiros pelos quais Judas vendeu Jesus Cristo e simbolizam o poder régio de cunhar moeda.
AUTORES DA BANDEIRA REPUBLICANA
Columbano, João Chagas e Abel Botelho.
Um beijo rosado
da prof. Isilda
Olá viva!
No dia 1 de Maio comemora-se o Dia da Mãe e o Dia Mundial do Trabalhador.
Partilho com vocês, neste dia tão especial para as Mães, algumas fotos à semelhança do que fíz no dia 19 de Março - Dia do Pai.
Espero que gostem!
Feliz Dia da Mãe!
Um beijo cor de rosa para todas as MÃES.
Mãe é aquela que dá o ombro…
Mas também empresta a sua barriga durante nove mágicos meses…
Que encosta a testa, mas também o seu peito…
Que nos ampara em todas as ocasiões…
Porque tem sempre a sua mão por perto…
Que brinca…
Que dá colo…
Que deixa ser beijada…
E que BEIJA…
Dia Mundial do Trabalhador
O Dia Mundial do Trabalhador é celebrado no dia 1 de Maio, tendo sido escolhido esse dia como homenagem à manifestação de trabalhadores que se realizou no dia 1 de Maio de 1886, nas ruas de Chicago, E.U.A., exigindo a redução do horário de trabalho para 8 horas diárias.
Após muitas manifestações e lutas sindicais, no final do século XIX e princípio do século XX, o primeiro país a proclamar o dia 1 de Maio como feriado nacional foi a França, em 1919, depois a Rússia, em 1920, sendo este exemplo seguido por muitos outros países.
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o dia 1 de Maio e este passou a ser feriado, visto que durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.
Um beijo rosado
Da prof. Isilda