Olá meninos!
Tal como vos prometi aqui vos deixo as regras dos jogos!
Acreditem nas vossas capacidades!
Boa Sorte!
Bola ao CapitãoNo jogo da bola ao capitão podem participar de seis a dez jogadores que têm de jogar num campo delimitado.
Desses jogadores um tem de ser o capitão.
O capitão da equipa encontra-se para lá da linha final do campo adversário e os jogadores estão espalhados pelo campo.
O objectivo do jogo é passar a bola entre os companheiros da mesma equipa até conseguirem passar a bola ao capitão da sua equipa.
Algumas regras:
- O jogo inicia-se no centro do campo atirando a bola ao ar e é disputada entre dois jogadores adversários.
- Não é permitido dar mais de dois passes com a bola na mão.
- Não é permitido agarrar o jogador que tem a bola.
- Apenas o capitão pode estar para além da linha final do campo.
- As faltas marcam-se no local onde foram praticadas.
- Quando a bola sai pelas linhas laterais e finais, volta a ser posta em jogo pela linha lateral.
- Sempre que uma equipa consiga passar a bola ao capitão, marca um ponto.
Para recomeçar o jogo um jogador da equipa que não fez ponto coloca-se na linha final e atira a bola para o seu companheiro.
Vence a equipa que conseguir mais pontos num determinado período de tempo.
Não te esqueças:
-Quando uma equipa está a atacar o jogador que tem a bola deve virar-se para a linha final do lado adversário, procurar um companheiro livre para lhe passar a bola, ou lançá-la ao capitão se estiver próximo dele.
Os companheiros sem bola devem deslocar-se para a linha final e procurar desmarcar-se dos adversários para poderem receber a bola.
Os jogadores da equipa que está na defesa, devem marcar os adversários, tentando apanhar a bola.
Os capitães devem deslocar-se dentro da sua zona, para poderem receber a bola quando esta lhes for lançada por um companheiro.
JOGO DO MATANúmero de jogadores:Mínimo 4.
Material:Bola ou algo mole que se possa lançar.
Descrição:
· Separa-se o grupo em duas equipas (A e B) com o mesmo número de jogadores e divididas num campo igual ao que se vê na imagem.
· Cada equipa coloca-se no seu meio campo (marcado a mais escuro), excepto o «piolho» de cada uma que se coloca no «piolho», a «zona dos mortos» (na parte de trás da equipa adversária).
· Os jogadores de uma equipa vão trocando a bola entre o «piolho» e o seu campo, tentando cada equipa atingir com a bola («matar») todos os jogadores adversários.
· O jogo termina quando uma equipa conseguir «matar» todos os adversários.Regras:
· A bola é jogada sempre com as mãos.
· O jogo tem início com uma equipa a trocar a bola com o «piolho», procurando ambos uma boa situação para «matar» (atingir directamente com a bola, sem ser na cabeça) os adversários que se encontram à sua frente.
· Qualquer jogador pode matar, estando no campo principal ou no «piolho». Mas só se pode matar quando a bola for agarrada sem tocar antes no chão ou em qualquer obstáculo.
· Os jogadores que se encontram na zona principal do campo tentam esquivar-se do remate adversário ou agarrar a bola que está a ser trocada pelos adversários sem a deixar cair no chão (senão «morrem»).Se se conseguir agarrar a bola pode-se de imediato tentar «matar» os jogadores da outra equipa.
· Um jogador, quando é morto, vai para o «piolho» e aí fica até ao final do jogo, se na jogada em que entra no «piolho» não conseguir «salvar-se», matando alguém. O primeiro jogador a ser morto (sem se conseguir «salvar») substitui o que começou no «piolho» desde o início do jogo. Os «mortos» seguintes juntam-se todos lá.
· O jogador «morto» fica com a posse da bola e reinicia o jogo no «piolho» (tentando salvar-se).
· Sempre que a bola sai dos limites do campo, pertence ao jogador que a conseguir apanhar, que reinicia o jogo da posição em que está no campo.