Olá viva!
Para quem não sabe o porquê do dia 1 de Dezembro ser feriado nacional, vamos dar uma pequenina ajuda.
Entre 1580 e 1640, Portugal estava a ser governado por Espanha. Os Portugueses tinham perdido privilégios, viam os seus cargos ocupados pelos Espanhóis, eram obrigados a alistarem-se no exército espanhol e a suportar todas as despesas.
Portugal estava a ser governado de longe, sem qualquer preocupação com os interesses e necessidades das pessoas que cá viviam.
Portugal servia para pagar impostos, que ajudavam a pagar as despesas do Império Espanhol, o qual também já estava em declínio.
Em Espanha, o Rei Filipe IV também enfrentava dificuldades, pois continuava em guerra com outros paises. O descontentamento da população espanhola aumentava. O Rei, preocupado com possíveis revoltas, desviou para Espanha muitos soldados portugueses.
Em Lisboa, a Duquesa de Mântua, Vice-Rainha de Portugal e o Secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos governavam o país sob as ordens de Filipe de Espanha.
Os portugueses, como é fácil de imaginar, viviam descontentes com toda esta situação. Perceberam, então, que só uma revolução bem organizada contra Filipe IV de Espanha lhes poderia trazer a libertação. Um grupo de nobres portugueses formado, entre outros, por D. António de Mascarenhas, D. Miguel de Almeida e D. Carlos de Noronha, com a adesão do arcebispo de Lísboa, organizou esta revolução com o propósito de derrubar a união dinástica. D. João, duque de Bragança, estava também informado que seria elevado à dignidade de rei.
Assim, os portugueses viram que estavam reunidas as condições para que, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de Fidalgos invadisse de surpresa o Palácio Real (Paço da Ribeira), no Terreiro do Paço. Aí encontrava-se a Duquesa de Mântua e Miguel de Vasconcelos.
A Duquesa foi presa e obrigada a dar ordens às suas tropas para se renderem. O seu Secretário esconde-se num armário, mas rapidamente é encontrado, tendo sido morto e o seu corpo atirado por uma janela.
Portugal recuperou assim a sua independência, sendo D. João IV, Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome “O Restaurador”.
D. João IV
Não posso finalizar sem antes deixar um grande beijinho de agradecimento à Professora Alexandra Frade, de H.G.P., pela sua colaboração na realização deste texto.
No dia 1 de Dezembro comemora-se também o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.
A sigla SIDA significa Sindroma de Imunodeficiência Adquirida.
O vírus da sida chama-se VIH, que quer dizer vírus da Imunodeficiência Humana, dado que ataca o nosso sistema imunológico, o qual é o responsável pelas defesas que o nosso organismo tem para se defender das doenças.
Uma pessoa que tenha este vírus chama-se seropositiva.
Infelizmente, todos nós já ouvimos falar nestes nomes. Cada ano são registados mais casos a somar àqueles que já existem e são muitos.
A SIDA transmite-se através de:
- Transfusões de sangue que esteja infectado;
- Partilha de seringas utilizadas por alguém infectado;
- A mulher grávida seropositiva, pode transmitir o vírus VIH ao seu bebé.
- Relações sexuais não protegidas.
Ainda não há cura para esta horrível doença, PREVENIR é palavra de ordem, porque a prevenção é o remédio mais eficáz.
Nunca deixes de ser amigo de uma pessoa seropositiva. Até porque já sabes, a sida não se transmite por um abraço, beijo ou aperto de mão.
Um beijo muito Rosado
Da prof. Isilda
2 comentários:
professora não sabia mesmo muito perigosa
Obrigada por toda a informação!!!!
Enviar um comentário