No dia 7 de Abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde e o Dia Nacional dos Moinhos.
DIA MUNDIAL DA SAÚDE
Por iniciativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), comemora-se a 7 de Abril o “Dia Mundial da Saúde”, efeméride que procura desde 1948 chamar a atenção de toda a população para este tema. Este ano, o Dia Mundial da Saúde terá como tema a resistência a antibióticos. A OMS pretende alertar, em 2011, para a necessidade de intensificação do compromisso global para salvaguardar medicamentos, antibióticos e antimicrobianos para gerações futuras (iniciativa de louvar). Entende-se por saúde o resultado do bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças. A preocupação pelo bem-estar físico começa a notar-se tanto nos jovens, como nos adultos, assim como também nas pessoas mais idosas. Os antibióticos são dos avanços mais importantes para a saúde humana, mas o seu uso e abuso nos últimos 70 anos tem aumentado. Esta má utilização, muitas vezes resulta em sofrimento, incapacidades, chegando mesmo em casos extremos à morte e, claro, um aumento dos custos ao sistema de saúde. Os avanços conquistados na medicina, tanto nas áreas da prevenção, como na cura têm permitido um considerado aumento da longevidade. No entanto, ainda morrem muitas pessoas todos os dias por falta de saneamento básico, falta de alimentos saudáveis e também por falta de atendimento médico. Entre esse número muito grande de pessoas que morrem contam-se, infelizmente, muitas crianças. Neste dia quero saudar, com especial carinho, todos aqueles que estão ligados a esta área. Muitas dessas pessoas exercem voluntariado nos nossos Hospitais, ato que é de louvar. Não poderei finalizar sem antes falar também no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que com o seu trabalho salva pessoas todos os minutos das nossas vidas.
Porque só temos uma vida, tenha uma alimentação equilibrada, pratique exercício físico e faça exames médicos regulares.
DIA NACIONAL DOS MOINHOS
No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 7 de Abril, terá lugar no próximo fim-de-semana a iniciativa chamada “Dia dos Moinhos Abertos de Portugal”, na qual se pretende chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais. Assim, nos dias 9 e 10 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público, para visita gratuita, dezenas de moinhos em funcionamento de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras acções de sensibilização.
Quero aproveitar o facto de aqui estar para agradecer todos os comentários que me têm sido dirigidos, inclusivamente, por duas mães, a mãe da Jéssica, D. Elizabete Vieira e a mãe do Diogo, D. Dora Martins. Um obrigado muito sentido de todos nós, por participarem de uma forma muito assídua no nosso blogue.
Um beijo rosado da prof. Isilda
1 comentários:
Da minha parte posso dizer que comento com prazer, pois como trabalho diariamente com computadores não me custa nada dar um saltinho ao Ecologistas. Para além disso só comento quando o assunto é pertinente ou porque tem conteúdo digno de ser respondido ;-)
E sei dar o devido valor ao trabalho e o tempo que envolve estar aqui a depositar material útil para a comunidade educativa, portanto a minha forma de retribuir esse gesto, é comentando.
Com os melhores cumprimentos,
Elisabete
Enviar um comentário