Olá viva!
As comemorações de 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações possiveis, umas de tradição Cristã, outras de tradição romana.
A Igreja Católica reconhece três Santos com o nome de Valentim, mas o Santo dos namorados parece ter vivido no séc III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio escolheu o dia 14 de fevereiro para culto de S. Valentim.
Valentim era um cristão contemporâneo do imperador Claúdio II. Este imperador queria constituir um exército romano grande e forte; por não conseguir levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não queriam abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. A solução que encontrou foi proibir os casamentos entre os jovens.
Valentim ter-se-á revoltado contra esta ordem e terá casado muitos casais em segredo.
Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de fevereiro.
A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história.
Segundo uma delas, enquanto Valentim estava na prisão, era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo.
No dia da sua morte, deixou-lhe um bilhete que dizia “ Do teu Valentim”.
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas nesta data não tem qualquer ligação com este Santo, mas sim com o facto de coincidir com o princípio do acasalamento das aves que se inicia a 14 de fevereiro.
Seja como fôr, este dia ficou marcado com a data de troca de mensagens carinhosas entre namorados. Exemplos disso são os imensos serviços de envio de SMS, tanto na televisão e rádio como na Internet.
No entanto, não se preocupem os mais tradicionais, pois por muitos avanços que surjam, o famoso chocolate há-de sempre saber bem nesta altura, e esse não se consegue enviar por SMS, e-mail ou postal electrónico.
Tenham um feliz Dia de S. Valentim ♥♥♥
Um beijo muito rosado
Da prof. Isilda